EasyPed

Sistema Móvel de Tratamento para Neoformação Tecidual
EasyPed

O pé diabético é um estado fisiopatológico multifacetado, caracterizado por úlceras, infecção e/ou destruição de tecidos profundos que surgem nos pés do portador de Diabetes Mellitus. Ocorre como consequência da neuropatia, da doença vascular periférica ou de deformidades nos membros inferiores.

A neuropática diabética é considerada o fator permissivo principal para o desenvolvimento de ulcerações nos pés de pacientes diabéticos e encontra-se presente numa faixa entre 80 a 85% dos casos.

O processo cicatricial das feridas se dá em uma sucessão de fases que acontecem no leito da úlcera com o intuito de restaurar a integridade do tecido lesado. Estas fases são: hemostasia, inflamação, proliferação, epitelização e maturação da cicatriz.

O método de tratamento de úlceras utilizado por esse dispositivo é uma abordagem totalmente diferente das atualmente utilizadas em pacientes com tal moléstia.

O processo cicatricial se dá através da utilização de um circuito indutor de neoformação tecidual, aplicando a radiação de luz do LED em conjunto com um adesivo de látex sobre o local ulcerado.